Atividades de pesquisa nas Comunidades

Comunidade e sua Manifestação Religiosa

O projeto Além dos Muros Educação Patrimonial em Santa Bárbara do Pará, documentou  nesse final de semana do dia 02/08/2013 ao dia 05/08/2013 a celebração na comunidade Colônia Chicano da Padroeira Nossa Senhora das neves, um momento importante de celebração para os moradores que se mobilizam todos os anos para manter a tradição religiosa local. Que iniciou se no dia 28/08/2013 com as novenas diárias até a realização da grande celebração que é o Círio.
No dia 02/08/2013 o projeto acompanhou a mobilização da comunidade para a transladação do Círio.

No dia 03/08/2013 iniciou se as preparações e ornamentação pela parte da tarde para a transladação, que ocorreu a noite logo após a realização da novena da igreja.
Depois a procissão da transladação com a caminhada das velas até a capela de onde saiu o círio no dia seguinte.

No dia 04/08/2013 a grande manifestação o Círio, a comunidade estava toda mobilizada e em festa, comunidades vizinhas também estavam presente acompanhando esse momento importante para a localidade. Tradição religiosa que deve ser mantida e repassada para futuras gerações. E um momento de união na comunidade onde todas as famílias se sensibilizam e vão as ruas a celebração da padroeira local.

No dia 05/08/2013(dia de Nossa Senhora das Neves) realizou se o encerramento das celebrações.
Tradições e costumes que devem ser valorizados e preservados, reforçando assim a importância de manter essas manifestações e tornando-as reconhecidas no município de Santa Bárbara do Pará e cidades adjacentes.

O projeto Além dos Muros acompanhou toda movimentação nos preparativos para a celebração do círio de Nossa Senhora Das Neves na Comunidade Colonia Chicano Santa Bárbara do Pará no Inicio do Mês de Agosto.
















Cerâmica chicano elaborada por uma moradora local dona Marly a mesma também estava a frente da ornamentação da Igreja para receber os fieis no Período da celebração 




A participação dos Jovens na mobilização também é muito presente.







A comunidade totalmente mobilizada nos preparativos para receber a celebração em frente das suas casas e estabelecimentos.



Preparação da Berlinda.



Equipe Além dos Muros em Trabalho de Campo.












A preparação também é feita na capela onde eram realizadas as celebrações antes da construção da Igreja da padroeira local Nossa Senhora Das Neves.





Transladação com a caminhada das Velas onde percorre as ruas da comunidade pela parte da noite, saída da Igreja depois da celebração da Novela até a Capela, para a saída do Círio do dia seguinte. 















A participação dos moradores é intensa.






Chegada da Transladação na capela.




 Inicio do Círio de Nossa Senhora Das Neves no Domingo dia 4 de Agosto de 2013.



























Almoço do Círio no chicano's club onde são realizados os eventos culturais da comunidade.





Os moradores confraternizando esse momento de celebração na comunidade da Colonia Chicano Santa Bárbara Do Pará.





Trabalho de campo na Comunidade Colonia Chicano.

Hoje 12/07(sexta Feira) o Projeto Além dos Muros foi á campo, inicio das entrevistas para levantamento Histórico, moradores relatando sobre manifestações religiosas, festividades tradicionais principalmente a ''festa do pau'' muito conhecida no município e bastante lembrada por todos da comunidade, a cerâmica da colonia, ervas medicinais, são fatores culturais que estão presente no cotidiano dessa localidade. A partir desse diagnósticos in loco percebemos algumas necessidades, onde iremos trabalhar em cima das problemáticas percebidas, acerca da cultura e identidade local.
E nesse momento tivemos o contato com os moradores para que possam participar com a gente do próximo encontro do projeto.
Na visita obtivemos também algumas datas importantes de manifestações que irão ocorrer dia 4 de agosto(Círio da localidade) e em setembro festividade de São Raimundo Nonato, que ficou conhecida como ''Festa do Pau''. E o projeto estará documentando todo esse processo de celebração na comunidade Colonia Chicano.














Além Dos Muros vai á Escola: Dr Pádua Costa- Santa 

Bárbara do Pará


Com o objetivo de promover a educação Patrimonial a partir dos resultados já obtidos pelas pesquisas realizadas pelo Projeto Além dos Muros: Educação Patrimonial em Santa Bárbara Do Pará. E assim lançando a proposta de atividade'' Caminhada Fotográfica'' com os estudantes da Escola Dr. Pádua Costa, mostrando a importância da fotografia como mecanismo de percepção e compreensão do patrimônio Histórico no Município de Santa Bárbara do Pará.





1º Etapa da Atividade: Apresentação do projeto e Resultados já obtidos com a pesquisa desde 2010(inicio do projeto na Denpasa), Promover a educação patrimonial e mostra a importância da valorização e preservação dos bens patrimoniais da comunidade Santa Bárbara.









Passando a proposta da atividade ''Caminhada Fotográfica'', e a importância da fotográfica como instrumento de percepção e compreensão do patrimônio Cultural e Natural existente no Município de Santa Bárbara do Pára.  



Assim mostrar a relação imagem fotográfica-cultura-sociedade, com o objetivo discutir a ligação teoria-prática da investigação, as estratégias de ação e o cenário da pesquisa.





2ª Etapa da Atividade: ''Caminhada Fotográfica'', Com alunos da escola Dr. Pádua Costa ocorrida no dia 18/05. A fotografia como mecanismo de percepção e compreensão do Patrimônio Histórico de Santa Bárbara do Pará, contribuindo com a preservação e valorização desses bens culturais existentes no município, é o objetivo da atividade do Projeto Além Dos muros! Despertando o olhar e interesse desses alunos/moradores da localidade da importância do Patrimônio Histórico de Santa Bárbara. 












3ª Etapa  da atividade com os Alunos foi a Coleta dos registros feitos por eles na ''Caminhada Fotográfica'', onde nesse encontro fizeram a exposição via slides onde comentaram suas experiências e o contato direto com o patrimônio e qual as perspectivas depois dessa vivência e conhecimento acerca dos bens patrimoniais presente na comunidade Santa Bárbara, e suas perspectivas a partir da ligação teoria-prática da investigação, as estratégias de ação e o cenário da pesquisa Santa Bárbara do Pará.























Visita de Campo na Comunidade de Colonia Chicano



 o projeto além dos muros em pesquisa e levantamentos na localidade no ultimo sábado dia 15.06 , percebemos vários fatores que constituem a tradição local, e que tem características culturais e naturais presente no cotidianos desses moradores e que precisa ser valorizado e preservado, o projeto está analisando os levantamento e algumas problemáticas que foram observados na visita, para elaborarmos atividades de educação patrimonial na comunidade Colonia Chicano para retorna e continuar com o levantamento Histórico do local e consequentemente atividades voltada para a valorização desses bens patrimoniais culturais e naturais.



Entrevistas com Moradores Levantamento Histórico 








Artesanato local, conhecido como cerâmica da colonia produzido pelas moradores que atualmente esta parado por motivo de incentivo.






Patrimônio Natural- Igarapés da Colonia Chicano.





Igreja de São Raimundo Nonato 





Este Artesanato é bastante usado nas casa dos moradores, facilmente percebida por quem visita, uma característica cultural na comunidade da Colonia Chicano.











Paisagens naturais podem ser vistas junto com trilhas que traçam a comunidade Colônia Chicano.



 Atividade muito comum é o esporte em específico o Futebol.





 Entrevista com moradores registro II






 Onde se produzia Cerâmica



 O forno usado para aquecer a cerâmica e arte finalizar a peça 






 Peça de cerâmica encontrada na parte de traz do forno.










Curta documentário Sobre o Patrimônio Histórico De Santa Bárbara do Pará Valorização e preservação da Cultura Local.

Empregamos a metodologia qualitativa com trabalho de campo realizando observação participante, entrevistas, registros visuais, história oral. Os resultados alcançados contribuem para a auto- estima das comunidades envolvidas e assim para valorização de sua identidade cultural e de seu patrimônio.Os dados retornarão a comunidade na forma de comunicações orais, folders, vídeo documentários, exposições museográficas, oficinas de memória e patrimônio e relatórios escritos. Além da formação teórico- prática dos discentes de museologia, Turismo e artes visuais. E a partir dos levantamentos históricos nas pesquisas de Campo o projeto esta iniciando a elaboração de um curta documentário sobre o patrimônio Histórico do município de Santa Bárbara do Pará.
Com a colaboração dos alunos e o professor Luis Adriano do curso de cinema da UFPA, começamos no inicio de Maio as gravações e entrevistas.









Entrevista com um dos moradores mais antigo do município conhecido como seu Chico Baia que também foi o 1º delegado de Santa Bárbara do Pará.

E a sua entrevista foi realizada no local onde iniciou o município, o trapiche onde corre o Rio Tracuateua onde os barcos ancoravam para ter acesso a Vila de Santa Barbara do Pará.

Mestre Cazuza um dos expoentes no cenário artísticos do município, que valoriza e preserva a cultura do carimbó pela região.




Moradores de localidades vizinhas do centro do município o acesso é pelo rio mas rápido e pratico.

Vendedor de Peixe por muito tempo no mercado municipal da e que faz parte da construção histórica da localidade.





Entrevistas com os alunos da Escola ''Dr. Pádua Costa'' acerca do patrimônio histórico inserido na educação basica e quais as suas percepções dos bens patrimoniais do município de Santa Bárbara.



Seu Raimundo conhecido como ''seu passarinho'', um dos moradores mais antigo da localidade que recentemente documentou a história de Santa Bárbara e esta disponível em nosso blog.



Local de ensaio e reunião do grupo de carimbó ''Unidos do Paraíso'' grupo que valoriza a cultura local junto ao mestre Cazuza.

Um dos principais grupos Folclóricos do município que batalha para manter essa 
tradição. Valorização e preservação da cultura local ''Xeiro Da Amazônia''.





Seu Chico Baia nos contando e mostrando um dos principais pontos de inicio da história da   localidade.



Morador local que nos levou para conhecer o rio Tracuateua e suas vertentes.
A pesca era o modo De subsistência na época áurea da pesca no município.


Professores da Escola Dr. Pádua Costa contribuindo com o levantamento histórico de Santa Bárbara do pará.





Entrevistas em alguns pontos do município.



Registros acerca do patrimônio natural.

Levantamento histórico natural de Santa Bárbara do Pára.







Pesquisa de Campo na Comunidade Poção Cotijuba


Equipe Além Dos muros e Ecomuseu da Amazônia. Onde presenciamos o cotidiano da comunidade e participamos do resultado obtido pela pesquisa do ecomuseu a partir do saber fazer da produção de canoas na comunidade Poção Cotijuba.




                Saída da Equipe do porto De Icoaraci com Destino a comunidade do poção Cotijuba









 Chegada da Equipe a Comunidade Poção Cotijuba.





 Trabalho de Campo, Visita com os moradores local.



  Produção de Matapi(armadinha de pesca do camarão) com garrafas pet, elaborada por uma das moradoras local, que repassa seus conhecimentos tradicionais para seus Netos.


Dona Antônia Artesanato da Comunidade do Poção Cotijuba.




Produção do artesanato local por Dona Antônia









Registro acerca da produção de canoas na comunidade do Poção Cotijuba.

 Documentação ''Saber-Fazer''.













Equipe Além dos Muros e Moradores da comunidade Poção Cotijuba.













Apresentação Do ecomuseu sobre o ''saber fazer'' a partir das construções de canoas na comunidade.






Equipe Além dos Muros assistindo a apresentação dos resultados obtidos da pesquisa realizada pelo ecomuseu da Amazônia 







***Todas as ações do projeto são feitas a partir de discussões com a equipe do projeto e colaboradores.***

Além dos eventos realizados pelo Além dos Muros, o mesmo visa a máxima interação com as comunidades foco, onde certos festivais provocam na comunidade o maior interesse sobre o patrimônio material e cultural.

 

 

PERFORMANCE  TEATRAL  OCORRIDA   NO  MUNICIPIO  DE SANTA BARBARA DO PARÁ



 

 Muitos objetos podem ser certamente entendidos como “patrimônios”, na medida em que, pela sua ressonância junto à grande parte da população brasileira, realizam mediações importantes entre o passado e o presente, entre o material e o imaterial entre a alma e o corpo, entre outras. Gonçalves, 2005. E partindo desse principio com as oficinas propõe-se causar a “ressonância” citado pelo autor, reconstruindo a história, uma vez que as pessoas participam das atividades propostas e criam relações não só de interesse com determinado momento ou situação, mais associam suas lembranças aquele espaço construindo uma nova narrativa.


     

PROJETO ALÉM DOS MUROS APRESENTA: "QUARTAS DE ARTES" NA FAV.


O projeto além dos muros Educação Patrimonial em Santa Bárbara, estende suas atividades e ações para a faculdade de artes visuais-FAV, no sentido de desenvolver a educação patrimonial e a interação e o conhecimento entre professores e alunos de diversas áreas e campo do conhecimento.

A partir dessa ideia convidamos o professor Alexandre Sequeira para compartilhar suas produções artísticas e sua experiência, na primeira edição do quartas de artes no da 06/03/2013. Com o tema:


''FOTOGRAFIA E ALTERIDADE''.  


Quem de nós ousaria contestar o valor documental de uma fotografia?  
Que  a  fotografia  enquanto  mecanismo de  apreensão de  dados  concretos  traz, 
em sua própria constituição, o fiel registro de uma impressão luminosa, ou, nas 
palavras  de  Barthes,  “do referente  que adere”?  Desde  seu  surgimento,  a 
fotografia  sustenta  a  promessa  de  capturar  recortes  do  que  entendemos  por 
realidade.  A  riqueza  de  detalhes  e  precisão  dessa  forma  de  registro  a 
diferenciava  sobremaneira  de  todas  as  outras  formas  de  apreensão  do  dado 
real,  fazendo  a  todos  crer  que,  a  partir  de  então,  tudo  estaria  salvo  do 
esquecimento,  que  cada  rosto,  cada  fato,  poderia  ser  por  fim  perpetuado  em 
sua essência, e com o máximo de fidelidade.

E assim iniciou se a palestra de Alexandre Sequeira.




























RODA DE MEMÓRIA EM SANTA BÁRBARA


O Projeto Além dos Muros iniciou suas atividade de pesquisa de campo de 2013 com ''A roda de Memória'' em Santa Bárbara(Centro) no dia 02/02/2013, com o intuito de ampliar suas intervenções para as adjacências, não apenas na comunidade Denpasa, contar a história do município por outros olhares, que diretamente ou indiretamente também fazem parte da história do município de uma forma geral. Pois os personagens que fazem parte dessa construção histórica ainda estão presente no cotidiano de todos, e que devem ser lembrados e reconhecidos pela população santa barbarense, são pessoas que contam as histórias de santa bárbara de forma tão carinhosa e com laços afetivos muito forte, e que querem de alguma maneira contribuir para que essa História, memória e identidade não seja esquecida com o passar do tempo.

E foi com esse objetivo que o Projeto resolveu expandir suas atividades para a comunidade Santa Bárbara de uma forma mas geral. Buscar reunir esses personagem de extrema importância para a história e dar vida a memória de quem fez parte da construção do município. Relembrando momentos importantes para o local, e registrando e documentando todos esses relatos, e os resultados terá retorno para a comunidade, um material que será importante registro da memória de Santa Bárbara do Pará.













RECONHECIMENTO E LEVANTAMENTO DE DADOS ESTÉTICOS PARA O BIOMAPA NA COMUNIDADE DENPASA.

O biomapa está em processo de finalização, será um documento que constará com os principais patrimônios encontrado na localidade, os mesmo foram indicados pelos próprios moradores, e a partir desse levantamento dos locais, o projeto foi em busca desse reconhecimento e de pontos para serem colocados no biomapa, Pontos esses que deve ser reconhecido e lembrado por quem ainda faz parte da memória da comunidade, e principalmente para os que vem de fora, ficarem cientes do patrimônios e sua importância existentes no local.


































AÇÃO DE VALORIZAÇÃO E SALVAGUARDA DO  PATRIMONIO DA ESCOLA DOMINGO BARROS NA COMUNIDADE DA DENPASA



Dando ênfase ao Patrimônio histórico e cultural da comunidade, o projeto realizou nos meses de Novembro e Dezembro de 2012 duas atividades que abordou a memória e preservação do patrimônio mas especificamente a escola ''Domingos Barros'', ressaltando toda sua Memória e o que representou  historicamente para as pessoas que fizeram parte da construção dessa identidade cultural e que ainda esta vivo na memória dos moradores da comunidade Denpasa.







EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA: MURAL DA MEMÓRIA

Imagem que fizeram parte da vida dos remanescente da época quando ainda era vila de operários que construíram e fazem parte até hoje da identidade da comunidade Denpasa, a partir dessas imagens puderam ter a compreensão e percepção da história, cultura, tradição e hábitos que viveram e que deve ser lembrada e preservada, despertando o sentimento de pertencimento, mesmo com o passar do tempo e suas modificações ocorrida com a inserção de novos moradores e consequentemente outras culturas, a comunidade tem uma História e uma identidade que deve ser preservada. E a imagem é um instrumento para a percepção da história da localidade.
















I FESTIVAL  DE  MÚSICA  EM  SANTA  BÁRBARA  DO PARÁ 

 Pela  Preservação  e  valorização  do  Patrimônio cultural.

Apresentação de bandas de rock, reggae e o carimbó Grupo do próprio município valorizando a cultura local. E exposição fotográfica com fotos da história da comunidade Denpasa e das realizações e resultados das atividades do projeto além dos muros e apresentação do grupo de teatro.   








































REUNIÕES  E  ATIVIDADES  INTERNAS  DOS  BOLSISTAS   DO  PROJETO  ALÉM DOS MUROS

Encontro no atelier de artes visuais da UFPA para elaboração das faixas de sensibilização acerca do patrimônio cultural de Santa Bárbara, preservação e valorização do patrimônio.















A  escola  Domingos  Barros  construída  inicialmente  para  funcionários  e  filhos  da empresa  Denpasa  primeiro  equipamento  cultural  do  município  começou  a  ser  demolida.  A escola  desativa  além  de  oferecer  ensino  de  qualidade  promovia  eventos  culturais  na comunidade  e  faz  parte  da  memória  coletiva  do  município.  A  empresa  pretende  construir alojamentos para funcionários no lugar. Os moradores querem a desapropriação para abrigar no lugar um centro cultural.




   


Construída  na  década  de  80  a  escola  administrada  pela  empresa  Denpasa  oferecia ensino de referência na região, promovia eventos culturais dentro e na comunidade Denpasa. 

Posteriormente  foi  conveniada  ao  estado  e  desativada.  Os  moradores  realizam  rodas  de memória,  produção  de  vídeo  e  desejam  a  desapropriação  da  escola  para  criarem  um  centro cultural. No entanto, a empresa Denpasa iniciou pela parte traseira da escola a sua demolição.  Em  2010  o  Departamento  de  Patrimônio  Histórico  e  Artístico  do  Pará  iniciou  processo  de tombamento  mediante  dados  fornecidos  pelo  projeto  Além  dos  muros  da  UFPA/museologia que  realiza  pesquisa  de  valorização  do  patrimônio  cultural  deste  município.











Atual situação da escola ''Domingos Barros'' em processo de modificação, com o intuito de transforma la em alojamentos para pesquisadores. E a Memória, história, e a importância da escola para o município de Santa Bárbara deve ser destruída?









Reunião e inicio da atividade de Vídeo


Reunião de apresentação e integração do novo bolsista Thiago Losant, e elaboração do roteiro para a atividade de Vídeo, sobre o Patrimônio Natural da comunidade. 



 Inicio da pesquisa e coletas de relatos e dados sobre um acontecimento  em umas das trilhas ecológicas existentes nas áreas naturais da localidade. E continua presente na memória coletiva dos moradores da comunidade. 


Esse acontecimento  que ficou marcado na comunidade pelos moradores que ali costumam realizar trilhas, segundo os mesmos é uma forma de lazer e distração, e de manter ''vivo'' o costume de se realiza essa trilha principalmente como  uma alternativa de caminho para chegada ao igarapé ''jibóia''. Que antes de se torna condomínio era um habito muito comum entre os moradores a pratica das trilhas ecologicas com fins de se chegar ao igarapé ou ''descobrir'' novas fontes de águas. Habito esse pouco praticado hoje pelos moradores remanescente da epoca da empresa DENPASA.
A pesquisa em torno desse tema, referente á um dos recursos naturais existente na area da comunidade, vem reforçando a valorização desse patrimônio natural e os habitos antes realizado pelos moradores antigos, e consequentemente mostrar para os novos moradores e visitantes a importância de presrevar e conservar os recursos naturais existentes na comunidade e que faz parte da história e memória dos moradores permanecente desde a epoca da fundação da Vila de funcionarios da empresa DENPASA.




E em umas dessas idas para o igarapé pela trilha, um grupo de jovens moradores e mais alguns amigos de fora da comunidade, se perderam ao tentar encontrar a nascente que banha o igarapé. Ficaram aproximadamente 12 horas perdidos na mata, essa situação ficou marcado na comunidade e até hoje relatado por eles, pelo fato de todos moradores que residem na localidade ficarem mobilizados na tentativa de achar esses jovens perdidos, e tranquilizar familiares desses jovens que estavam na mata. Um grupo de moradores e um mateiro que mora na Denpasa também e ''conhecedor'' daquela área. foi que se prontificou de ir resgatar los na mata onde estavam perdidos.   
      
Elder Ribeiro, um dos moradores que estava no grupo de 6 jovens dos perdidos na trilha.


A intenção do projeto é elaborar um curta-documentário sobre esse acontecimento já que esta muito presente na história dos moradores antigos, remanescentes e filhos de funcionário da antiga empresa, e consequentemente ressaltando a importância da preservação e valorização do espaço natural presente na comunidade Denpasa.






Intervenções 2º Semestre 2012.

     A partir das demandas solicitadas pela comunidade da Denpasa. O projeto Além dos Muros,  desenvolve ações de integração entre os agentes multiplicadores que compõem a mesma, atendendo essa demanda por meio das atividades propostas, promovemos a interação social com enfase na educação patrimonial relacionando a historia e identidade local. Sendo assim segue a baixo os resultados dessas intervenções realizadas juntamente com os membros da comunidade como forma de retorno visual para a comunidade:




                                     ''RETALHOS DE MEMÓRIA'' 


A proposta inicial da atividade ''retalhos de memória'', foi reunir a comunidade, para coletivamente construir um painel com retalhos de pano, no qual o mesmo foi construído através de símbolos que fizeram e ainda fazem parte da história da comunidade. e a partir daí foram surgindo as idéias dos moradores que participaram da atividade, estavam envolvidas, crianças e senhoras, que compartilharam experiências e conhecimento de vivência dentro da comunidade. Relembrando de momentos que ficaram marcados na memória de quem ali ainda vive. Assim ficou claro em um dos relatos da moradora Aldete que reside na comunidade a mais de 20 anos: '' me lembrei agora de uma apresentação que aconteceu no forró fiado(uma festa junina tradicional da comunidade). Onde um professor da escola e também morador vez a apresentação do  ''boi'', ele ficou debaixo do boi, quando veio uma criança e puxou o rabo do boi, o puxão levou o professor para o chão e todos descobriram quem era o boi''. Relembrando não apenas da festa que era tradicional na vila, mas de pessoas que não estão mas na comunidade mas que fizeram parte desses momentos, o relato provocou risadas e despertou a lembrança de todos que estavam presente e que também fizeram parte desse acontecimento. A lembrança contada por dona Aldete  aguçou a imaginação dos outros moradores, que representaram através dos retalhos essas lembranças. Assim surgindo um painel repleto de significações importante para a valorização da história que ainda esta presente na vida de cada morador que fizeram parte da construção dessa identidade cultural da localidade.   





Cada morador construiu em um pedaço de pano em formato quadrado, sua ideia com os  retalhos no final uniu se os quadrados formando o painel de ''retalhos de memória'' 







Gerações reunida para elaborar a ideia para construção do painel ''retalho de memória''
Avó, Filha e Neta



Resultado final, painel já montado.



 RODA DE MEMÓRIA: ''DOMINGOS BARROS'', E ELABORAÇÃO DO BIO MAPA.










Elaborando os principais pontos da comunidade e de acordo com as opiniões dos moradores


























OFICINA DE VÍDEO: 

"A Mulher de Branco"












OFICINA  DE  ESTÊNCIL  GRAFITE  NA  COMUNIDADE DENPASA





INICIO DAS ATIVIDADES DE GRAFITE NO MURO EXTERNO DA COMUNIDADE.













FICINA  DE  PINHOLE 

  A câmara pinhole é uma maquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete" e por essas pequenas frestas a comunidade pode perceber o espaço e identificar lugares possíveis identificando como patrimônio.


Oficina com Evna Moura no Igarapé

C CULTURAL (Oficina memória social)

 O objetivo dessa atividade foi provocar a memória social e individual da comunidade despertando pontos em comuns entre eles, de forma que através de uma roda de conversar poderão surgir muitas questões pertinentes as discussões a cerca do patrimônio, assim possamos instigar e entender as reais necessidades para que ocorra as ações do projeto.







Puffs: Partindo da demanda gerada pela comunidade, realizamos atividades de pufes com garrafas pet. Abordando as questões ambientais e cuidados com a preservação do patrimônio material e local.
Toy Art: O nosso público alvo dessa vez foi às crianças, onde a oficina serviu de um pequeno atrativo para discutirmos gradativamente a importância das manifestações culturais, das quais ocorrem e passam despercebidas em diversas partes do mundo. Onde contextualizamos o natal com os mitos amazônicos. Considerando as lendas como patrimônio imaterial impregnado no imaginário Amazônico.







OFICINAS DE ECOBAGS E BRINQUEDOTECA PARA AS CRIANÇAS

 






RODA DE MEMÓRIA COM A COMUNIDADE



OFICINA  DE  MÚSICA 

No dia 19 de Maio aconteceu a oficina de música com o estudante de música da UFPA, Dárcio Alves, contamos com o apoio da Semec de Santa Barbara, em especial a Lene Pamplona.






Oficina de Primeiros Socorros e Sobrevivencia na Selva- Trilhas da DENPASA















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES