Memórias da Imagem



GALERIA DE MEMÓRIAS DA DENPASA

As ações realizadas pelo projeto Além dos Muros, vem sensibilizando os moradores remanescentes da época da empresa que ainda habitam na comunidade, a cerca das imagens capturadas no decorrer das atividades, tornado um instrumento de retorno das pesquisas realizadas e a percepção de pertencimento de tradições e  valorização da memória deu se também a partir dos acervos fotográficos cedido por moradores que fizeram parte da construção histórica e cultural da comunidade, assim sensibilizando não apenas quem ainda ali reside, mas antigos moradores que contribuíram para a construção da memória coletiva da comunidade DENPASA. os registros visuais funciona como ferramenta de compreensão e percepção para reforçar na memória de cada morador a importância do patrimônio cultural  que ali permanece presente e que deve ser valorizada e preservada.


Na Comunidade Denpasa Santo Antônio não é só uma data festiva ou dia do santo casamenteiro como é conhecido em todo Brasil, é um momento de Fé e celebração dos moradores, principalmente entre os remanescentes da Época que ainda predominava e chama se o espaço de Vila Denpasa, onde as pessoas nessa época se reuniam em uma grande festa religiosa, que eram realizadas tradicionalmente nas ruas da vila onde juntavam se para celebrar e compartilhar esse momento de união dentro da comunidade Denpasa e adjacências. 

Registros feito pelo Projeto Além Dos Muros!!Festividade e Procissão de Santo Antônio padroeiro da Comunidade DenpasaNo dia 08/06/2013






















Nas pesquisas realizadas com moradores coletamos algumas imagem de seus acervo fotográficos, onde percebemos a importância da fotografia para valorização da memória existente entre os moradores que vivenciaram  momentos que fazem parte da memória coletiva da comunidade. assim relembrando e valorizando suas tradições, hábitos e costumes que ainda permanece viva em sua memória.


E no decorrer da pesquisa observamos nos relatos a importância e o valor histórico da escola ''Domingos Barros'' para a comunidade, A escola  desativada  além  de  ter oferecido  ensino  de  qualidade  promovia  eventos  culturais  na comunidade  e  faz  parte  da  memória  coletiva  do  município.

DOMINGOS BARROS, SUAS FESTAS, MANIFESTAÇÕES E TRADIÇÕES PRESENTE NA MEMÓRIA DE QUEM FEZ PARTE DA CONSTRUÇÃO DESSA HISTÓRIA.

            Atividade de desfile com alunos da escola                                         
     

Crianças na escola Domingos Barros

Alunos durante a aula

Visita dos alunos ao Teatro da Paz


Atividade festiva em celebração

Desfile Mirim

Quadra Junina com grupo mirim

Atividade de interação em sala de aula
Escola em dias de funcionamento


Momento de lazer de varios integrantes da comunidade




Atividade de recreação dentro da escola

Quadra Junina




Secretaria da escola em plenas atividades



Agentes da comunidade no interior do Clube




Crianças em atividade religiosa na comunidade

Festa Juninana na quadra da escola



Passeio na cidade de Belém com alunos da escola Domingos Barros


 Marcha Mirim


Colação de Grau de alunos da escola













Atividades lúdicas variadas da escola


Os Rituais e Celebrações Religiosos da Comunidade Denpasa








As tradições- Forró Fiado




Patrimônio Natural, o Igarapé ''Jibóia, sua trilha e a ''bica'' fontes com águas naturais.

As trilhas que levam em direção ao "jibóia"












Áreas  Adjacentes













Colônia Chicano











Maurícia- Santa Barbara-Pa





Participação no evento acadêmico Primavera dos Museus realizado com o apoio do curso de Museologia da UFPA no ano de 2011















2 comentários:

  1. Nossa! Estudei nessa escola do maternal a terceira série. Meu coração ficou apertado ao ver as fotos. Uma saudade imensa ao ver as fotos dos professores, dos espaços e comemorações. Fui transportado para cada momento. Indescritível! Hoje sou professor Universitário, e tenho certeza que tudo que vivenciei nesta escola foi importantíssimo para minha vida. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Foi um projeto de grande valor para nossa comunidade,pois nos trouxe lembranças felizes próspera de uma boa época em que estávamos vivenciando.!!!

    ResponderExcluir

SEGUIDORES